A TI bem gerida pode elevar a empresa em um novo patamar – automatizar processos, aumentar o desempenho de equipes, reduzir custos e garantir a continuidade da operação. Mas, ter um departamento de TI completo, da forma como ele deve ser, nem sempre é viável para empresas de determinados portes, ou até mesmo não faz parte da estratégia da empresa manter uma equipe própria. Nestes casos, existe uma solução: a terceirização de TI. A seguir, apresentaremos 5 vantagens da terceirização de TI para empresas, independentemente de seus portes e segmentos.

1) REDUÇÃO DE CUSTOS

Ter uma equipe de TI é essencial, mas o custo de uma equipe própria nem sempre é possível. A verdade é que apenas um assistente não dá conta do recado. E para ter uma equipe com gerentes e especialistas, é necessário investir em bons salários. Além dos custos com folha de pagamento, encargos trabalhistas e afins, ainda é preciso ter conhecimento para efetuar as contratações e manter esses funcionários na equipe.
A terceirização de TI apresenta um custo muito mais acessível, uma vez que a contratação, pagamentos e encargos ficam sob responsabilidade da empresa contratada. O cliente preocupa-se apenas com a execução do serviço, e o trabalho funciona como se a equipe fosse própria.

2) CONTROLE DOS SERVIÇOS

Uma empresa especialista em terceirização de TI, apresenta relatórios frequentes dos serviços executados, dos desempenhos e do estado dos equipamentos (redes, hardware, software, telefonia), o que permite que os gestores e responsáveis da empresa do cliente tenham um controle que nem sempre é apresentado por funcionários próprios. O comprometimento dos profissionais é o mesmo, com participações em reuniões, sugestões de melhorias. De fato, o profissional veste a camisa!

3) RETORNO DO INVESTIMENTO

Além de reduzir custos e preocupações com contratações, a terceirização de TI apresenta retorno do investimento realizado no longo prazo. Um dos papéis desempenhados por uma equipe de TI terceirizada é avaliar constantemente o desempenho e o consumo dos equipamentos para sugerir melhorias e aquisições que ajudam a empresa a obter economia de consumo e aumento de produtividade que resultam em crescimento e rentabilidade para o negócio.

4) KNOW-HOW DE ESPECIALISTAS

Uma empresa possui diferentes tecnologias e sistemas, produzidas por marcas distintas e que necessitam de conhecimentos específicos. Ter um especialista para cada segmento da TI é inviável para uma empresa. Mas é possível obter uma retaguarda de especialistas em múltiplas plataformas através da terceirização de TI.

Além do know-how em diferentes tecnologias, a Penso tem o compromisso de capacitar e reciclar os conhecimentos da equipe constantemente. Com isso, caso a equipe fosse própria aumentaria bruscamente os custos para uma empresa.

5) A TERCEIRIZAÇÃO DE TI GARANTE QUALIDADE

A terceirização de TI engloba o gerenciamento de diversos serviços vitais para o negócio, como e-mails, sistemas operacionais, backups, contingência, segurança de dados, entre outros. Ao garantir o funcionamento e continuidade desses serviços, a empresa que terceiriza a TI garante um SLA (Service Level Agreement – Acordo de Nível de Serviço) para reestabelecimento da operação, em caso de falhas, dentro de um determinado prazo. Compromisso esse nem sempre assegurado por uma equipe de TI própria.

Todas as vantagens da terceirização de TI possibilitam à empresa alcançar um bem maior. Manter seus esforços e equipes direcionados para o negócio da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *